Vinte indígenas de Ubatuba vão prestar vestibular neste domingo (13), com apoio da Prefeitura

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da seção de Transporte Escolar da secretaria de Educação, vai oferecer apoio aos candidatos da Aldeia Boa Vista que vão prestar o vestibular de forma presencial no próximo domingo, 13.

O objetivo da ação é incentivar a qualificação profissional dentro das comunidades indígenas. Desta maneira, a pasta vai disponibilizar um micro-ônibus para viabilizar o deslocamento dos candidatos até Caraguatatuba, onde acontece a prova.

“A escolha do veículo foi pensando em manter o distanciamento entre os estudantes, seguindo os protocolos que evitam a disseminação da Covid-19”, justificou o chefe de Seção de Transporte Escolar, Bruno Amauri.

De acordo com o supervisor de ensino da rede estadual (Região de Caraguatatuba), Vitor Gama, 20 Guarani Mbya se inscreveram em processos seletivos para nível superior, dos quais 13 devem prestar o vestibular da Univesp no domingo.

“Vamos recebê-los na diretoria de ensino e entregar uns kits básicos para depois acompanha-los até o local da prova. É a primeira vez que acontece uma ação desse porte dentro da Aldeia Boa Vista, que tem como objetivo incentivar os Guaranis a fazerem curso superior para fortalecer o próprio território indígena, proporcionando que os formandos em licenciatura atuem nas próprias escolas dentro das aldeias”, explicou Gama.