Solenidade do Jubileu de Ouro da Tancredo homenageia figuras importantes para a história da Escola

Para comemorar os 50 anos da EM Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, foi elaborada uma programação com ações visando enaltecer a dedicação dos que fizeram história para que hoje a unidade fosse referência em tantos âmbitos da sociedade.
Além disso, a organização também buscou estratégias para envolver os alunos a fim de demonstrar todo o significado do Jubileu de Ouro e delegar às futuras gerações que possam dar continuidade às atividades que fazem da EM Tancredo referência.
Como início da celebração, houve o descerramento de uma placa alusiva à data logo no saguão de entrada da unidade, ao lado da galeria de ex-diretores e das placas comemorativas aos 25 e 40 anos. Participaram da cerimônia, realizada às 15h30 desta segunda-feira, 06, o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), a secretária de Educação de Ubatuba, professora Pollyana Gama, o diretor da EM Tancredo, Jayro Bento Rodrigues e alguns alunos da unidade.
Noite de homenagens
À noite, o Teatro Municipal foi palco das homenagens aos professores e funcionários aposentados, ex-funcionários e ex-diretores, professores e fundadores da EM Tancredo. Após um vídeo que, exibindo fotos antigas, fez os presentes voltarem no tempo, uma apresentação musical com o ex-aluno Marcelo, mais conhecido como Tchello Monte Claro, emocionou a todos.
Representando o prefeito Sato, a secretária de Educação falou sobre sua satisfação em participar de um momento tão especial. Ela comentou sobre a trajetória da escola, valorizando os profissionais responsáveis em levar o trabalho adiante, lembrando os desafios da área educacional e salientando a importância de uma equipe comprometida.
“ A escola tem algo que muitas unidades de outras cidades não têm, que é uma atuação até no âmbito internacional por meio do Projeto Ubatuba Sat, fazendo com que projete, também, a cidade de Ubatuba de forma extremamente positiva e seus talentos”, enfatizou.
Pollyana ainda ressaltou o suporte da Administração Pública ao Tancredo, lembrando que “desde a Constituição de 1988, ficou estabelecido que o Ensino Médio é uma prerrogativa do Estado e não dos Municípios e, que bom que a força dessa escola, ao longo dos anos, fez com que o poder público de Ubatuba optasse por segurar firme a unidade em seu orçamento público, porque teria motivos, inclusive em Lei, para que não dar continuidade a isso, mas Ubatuba fez essa opção e, com certeza, a fez baseada em um histórico de trabalho êxito e bons exemplos para a comunidade”, concluiu.
Gratidão
Diretor da unidade desde 2017, Jayro Rodrigues se emocionou, compartilhando com os presentes que seu sonho era poder homenagear e reunir todos os que fizeram parte da história da EM Tancredo. Além disso, ele contou os bastidores da fundação da escola, destacando a atuação dos seis jovens pioneiros que escreveram o projeto para a criação da unidade visando a população carente, que viaja longas distâncias com dificuldade em busca de conhecimento.
“Em 1969, as aulas tiveram início no prédio onde, hoje, sedia a Biblioteca, acolhendo 30 alunos. Atualmente, temos 1300 estudantes contemplando ensino do 6º ao 9º ano, Ensino Médio Integrado, Cursos Pós-Médio e, ainda, o curso Acesso para Todos – preparatório para Enem e vestibular. É um feito muito grandioso e essas pessoas não poderiam deixar de ser homenageadas”, disse.
Rodrigues ainda pontuou que essa foi a maneira que encontrou de retribuir as oportunidades que a vida lhe deu. “Sempre estudei em escola pública, tanto Estadual como Federal em por isso, meu dever é retribuir tudo o que me foi feito na cidade em que eu escolhi”, finalizou.
O professor Cândido de Moura, que atua há 37 anos na unidade, falou sobre a importância do Ubatuba Sat, apontando que poucas escolas municipais de Ensino Médio possuem trabalhos pioneiros como este. Moura ainda comentou que, este ano, a quarta turma do Ensino Médio Integrado Min embarcará para um intercâmbio na Pine Manor College English Language Institute, nos Estados Unidos.
O vereador Rochinha do Basquete representou a Câmara de Vereadores e citou sua relação com a escola, onde seu irmão mais velho e filhos estudaram.
Ao final, foram entregues as homenagens, encerrando a solenidade.
Festival de Música
Com o objetivo de inserir os alunos no contexto das comemorações, a coordenação da escola decidiu promover o Festival de Música e Paródia Escola Tancredo – Versão Jubileu de Ouro. O tema do Festival é “Os Momentos e o Tempo” e as letras serão inéditas – com músicas em composições inéditas ou paródias. O Festival acontece no sábado, 11 de maio, partir das 19h30, na Escola Tancredo.