Semana das Crianças no Projeto TAMAR Ubatuba tem programação especial

Fonte: Projeto Tamar de Ubatuba
De 11 a 16 de outubro o Projeto TAMAR de Ubatuba preparou uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças. Em seu Centro de Visitantes, aberto ao público, serão realizadas ações lúdicas e interativas para as crianças e seus familiares.
Diariamente, às 10h30, as crianças poderão participar da atividade “o Banho na Tartaruga”, um momento dedicado para escovar e limpar o casco das tartarugas do Centro de Visitantes. Às 13h, a programação contará com o Cine Tamarzinho (uma sessão especial de vídeos e curtas-metragens, com pipoca). Haverá também oficinas recreativas às 14h30 e a atividade “Alimentação Interativa” às 16h, momento em que as crianças podem participar ajudando na alimentação das tartarugas. Para essa atividade, as vagas são limitadas e por ordem de chegada. Às 17h, uma visita monitorada especial transmitirá informações sobre a biologia das tartarugas, espécies, ameaças e o trabalho de conservação do TAMAR.
Para enriquecer as Oficinas Recreativas, serão reutilizados materiais recicláveis como papelão e bandeja de isopor, aproveitando o momento para contar um pouco mais sobre a interação das tartarugas marinhas com o lixo, produzindo uma linda lembrança e ajudando a natureza.
Nos dias 11, 13 e 15 será realizada a atividade “Enriquecimento Ambiental: o cuidar das tartarugas”. Em horários variados, a atividade mostrará as ações de cuidados e interação realizados nos tanques do Tamar, proporcionando o bem-estar aos animais. No dia 12, às 14h30 haverá a Gincana das Tartarugas. No dia 13, às 15h, a Oficina de Origami de Tartaruga Marinha ensinará o público infantil a confeccionar uma tartaruga de papel utilizando da milenar técnica japonesa dos origamis.
Presenças especiais agitarão ainda mais a programação! No dia 14, às 14h, o Grupo Raízes da Caçandoca realizará a oficina de confecção de boneca Abayomi (técnica de confecção de pequenas bonecas feitas de linha e retalho de tecido) e a oficina de Ciranda. No dia 15, às 15h, o Educador Musical Wanderley Alves realizará uma oficina de percussão corporal. As vagas são limitadas e por ordem de chegada.
Traga seu filhote e participe!
O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.
Visite www.tamar.org.br