Saúde de Ilhabela com quatro casos suspeitos de sarampo usa a vacinação para conter seu avanço

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, está atuando de forma intensa contra o sarampo no município, promovendo ações de bloqueio. Na cidade, até o momento, são quatro casos suspeitos, e nenhum confirmado.
Em todo caso suspeito da doença é necessário que se realize um bloqueio vacinal, ou seja, todas as pessoas que entraram em contato com o suspeito deverão receber uma dose da vacina. É esse o procedimento que a equipe da Secretaria de Saúde está realizando quando necessário.
Bloqueio
O Ministério da Saúde estabelece que as crianças devem receber duas doses da vacina ao completar um ano e novamente com 15 meses (um ano e três meses). Quem não se imunizou quando criança, até os 29 anos, deve receber duas doses tríplice ou tetra viral. Dos 30 aos 49 anos é recomendada uma dose única tríplice ou tetra viral.
A recomendação é de que crianças abaixo de seis meses de idade, gestantes e pessoas acima de 60 anos não sejam vacinadas. Pacientes com imunodepressão (como câncer e HIV) devem ter liberação médica.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela
Condensado para celular