São Sebastião vence Prêmio Top Destinos Turísticos 2021 nas categorias Turismo de Sol e Praia e Turismo Gastronômico

O município de São Sebastião foi o grande vencedor do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021, nas categorias Turismo de Sol e Praia e Turismo Gastronômico.

Na categoria Sol e Praia, o município competiu com as cidades Ubatuba e Praia Grande. Essa é a terceira vez consecutiva que São Sebastião conquista o prêmio na categoria.

Já na categoria Turismo Gastronômico, o município venceu Campos do Jordão e Tatuí. Foi a primeira vez que São Sebastião compete nesta categoria.

A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (30), no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, e contou com a presença do Governador, João Dória, e do Secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.

A Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo, e o Chefe de Secretaria, Jucilei Pereira, acompanharam a cerimônia e receberam os troféus. “Esse reconhecimento é muito importante pois indica que estamos no caminho certo e reflete o trabalho sério que temos feito no turismo de São Sebastião. Agradeço a toda equipe da SETUR que com muito esforço e dedicação conquistou voto a voto. Obrigado a todos que votaram e mais do que tudo, amam São Sebastião.”, ressaltou a secretária.

Foram quatro meses e meio de votação popular pela internet e avaliação de uma comissão julgadora formada por profissionais especialistas. Ao todo 130 cidades paulistas concorreram em 16 diferentes categorias de turismo.

Durante o período de votação, a SETUR promoveu diversas campanhas para divulgação do Prêmio, realizando ações nas praias, de Costa Sul à Costa Norte; na Rua da Praia, no Centro Histórico; e também nas unidades escolares do município, sendo entregue folhetos com o link do site e o QR Code para votação.

O prêmio Top Destinos Turísticos é realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e a Skål Internacional São Paulo, com o objetivo de identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo, valorizando as cidades que acreditam que o turismo é um verdadeiro gerador de riqueza e autoestima de sua população.

Turismo de Sol e Praia

A cidade é banhada pelas águas do oceano atlântico e integra um dos mais importantes patrimônios naturais brasileiros, o Parque Estadual Serra do Mar, que ocupa 68% de seu território.

Aqui estão algumas das praias mais lindas do mundo. São mais de 50 praias de areias brancas e águas cristalinas, que encantam os surfistas com ondas perfeitas como na praia de Maresias, onde nasceu e reside o tricampeão mundial de surf Gabriel Medina; encantam os casais com o pôr do sol de tirar o fôlego na Praia de Boiçucanga; os mergulhadores com a rica vida marinha e as famílias que podem usufruir do local com tranquilos banhos de mar.

Com mais de 200 hotéis e pousadas que oferecem estrutura completa à disposição o ano todo, São Sebastião é o local ideal para apreciadores da ecologia, de esportes náuticos e radicais ou apenas para descansar e curtir o sol e o mar.

Outro destaque são as ilhas paradisíacas do município, cercadas de águas transparentes, permitindo o contato direto com a vida marinha da região, como as ilhas Montão de trigo e o Arquipélago de Alcatrazes, considerado a segunda maior unidade de conservação marinha do Brasil e que agora está aberta à visitação.

Destaque no Turismo Gastronômico

São Sebastião atingiu o maior índice de estabelecimentos e produtores finalistas participantes do programa Rotas Gastronômicas, iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo que busca reconhecer e promover os principais produtos e estabelecimentos de diversas áreas do Estado. Na região turística Baixada Santista e Litoral Norte, foram mais de 60 inscritos entre os 13 municípios do Litoral Norte e Litoral Sul de São Paulo, e destes, 5 entre os 15 finalistas da região são do município de São Sebastião, sendo eles: Single Fin Gin, Sorveteria Rocha, Cervejaria Marítima, Restaurante Taioba e o Restaurante Canoa.

Os selecionados participarão de uma Ação da Ativação em sua região, em um documentário gravado que contará a sua história com a gastronomia regional, além disso, serão cadastrados no site Rotas Gastronômicas, da Secretaria de Turismo e Viagens, para que possam ser identificados como principais atores gastronômicos de sua região.