São Sebastião recebe doação de hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), recebeu uma remessa de 6.000 comprimidos de hidroxicloroquina (Reuquinol), medicamento utilizado no tratamento da Covid-19, doados pela empresa Apsen Farmacêutica, ontem, quinta-feira (30).

De acordo com o HCSS, 4.275 doses do remédio serão armazenadas no Almoxarifado Central da Secretaria de Saúde (SESAU), para abastecimento das três novas unidades de apoio de síndrome respiratória da rede municipal de saúde, localizadas nos bairros Enseada, Maresias e Barra do Sahy.

Os insumos abastecerão ainda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Centro, e Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga, unidades de referência para atendimento especializado da doença na cidade.

O acesso ao medicamento só é possível mediante prescrição médica e em concordância declarada por escrito pelo paciente, para tratamento medicamentoso por um prazo de cinco dias, realizado juntamente com a quarentena domiciliar de duas semanas.

Tratamento Precoce

O protocolo clínico farmacológico adotado na rede municipal de saúde, a partir do dia 15 de julho, considera pessoas de qualquer idade, com sintomas respiratórios e alguma comorbidade, para uso da terapia medicamentosa. O objetivo é ampliar o acesso ao tratamento para atenuar, em estágios iniciais, as infecções causadas pelo novo coronavírus, em casos considerados leves e moderados.