Santa Casa de Ubatuba e Secretaria de Saúde iniciam integração digital para facilitar resultados de exames

Fonte: Assessoria de Comunicação da Santa Casa
Na tarde de sexta-feira (08), uma reunião marcou o início de uma Integração Digital de Serviços de Saúde entre a Santa Casa de Ubatuba e a Secretaria Municipal de Saúde, que permitirá a partir da próxima segunda-feira (11) que médicos dos postos de saúde tenham acesso, instantaneamente, a exames de raio-x realizados no Hospital.
Esse processo de sistematização foi desenvolvido por meio de uma parceria entre os STI (Sistema de Tecnologia da Informação) da Santa Casa, da Secretaria de Saúde e da Prefeitura Municipal, e permite neste primeiro momento que médicos da Secretaria acessem apenas os exames de raio-x, mas muito breve a intenção é disponibilizar também exames laboratoriais, de ultrassons e demais exames de imagens, com acesso ao sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
Para que o sistema funcione perfeitamente, a Secretaria de Saúde informou que trabalha arduamente para melhorar a informatização da rede básica de saúde e que oferecerá treinamento para todos os médicos, que terão senhas individuais para acesso.
O objetivo da integração digital é agilizar os resultados dos exames e melhorar o diagnóstico do paciente, uma vez que muitos exames chegam amassados até os médicos e pode comprometer a visibilidade, além de diminuir custos com impressão e contribuir com o meio ambiente.
Participaram da reunião a secretária de Saúde, Dra. Dilei de Brito Nascimento, o administrador da Santa Casa, Roberto Tamura e integrantes do STI da Santa Casa e da Secretaria de Saúde, assim como diversos médicos da rede.
A secretária de Saúde, Dra. Dilei falou sobre a importância dessa integração. “Estamos trabalhando de mãos dadas com a Santa Casa e essa parceria gera muitos ganhos para a população”, ressaltou.
Já o administrador do Hospital, Tamura, explicou atuar com uma visão holística da saúde e que o conceito de telemedicina chega para melhorar cada vez mais a saúde de Ubatuba. “Somos um só corpo em favor da população”.