Prefeitura de São Sebastião realiza lives sobre combate à violência contra idosos

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), divulga a programação de lives em referência à Semana de Conscientização da Violência contra o Idoso, com o intuito de promover ações de prevenção contra os diversos tipos de agressões vividos pelo público da melhor idade.

Serão tratados assuntos que ampliam a conscientização de que é preciso coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que vem passando, em especial neste período de pandemia.

As lives ocorrerão às 19h, na página do Facebook da SEPEDI:

– 15/06: “Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, com o secretário Ercílio de Souza;

– 16/06: “Fraudes Contra Idosos na Pandemia”, com o Diretor do PROCON de São Sebastião, André Batelochi;

– 17/06: “Ação para Enfrentamento da Violência contra a pessoa Idosa”, com a participação do sociólogo Floriano Pesaro e da advogada Drª. Márcia Ione.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 15 de junho tem o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

De acordo com a Lei 10.741 de 01 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), toda e qualquer ação ou omissão que cause danos ou morte, sofrimento físico ou psicológico, é considerada um tipo de violência, como negligência, abuso financeiro, discriminação, e as violências física, psicológica, institucional, patrimonial e sexual.

O Secretário da SEPEDI, Ercílio de Souza, salientou que “é de suma importância oferecer conhecimento e soluções à população idosa para que saibam se defender e buscar seus direitos”.