Prefeitura de Ubatuba informa horários de funcionamento dos serviços de Saúde

Em função das medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a secretaria de Saúde promoveu ajustes nos horários e formas de atendimento à população em seus diversos serviços e realocou servidores para atuarem em diferentes áreas neste período de emergência.

Os serviços de saúde são considerados essenciais então seguem funcionando. Porém a orientação para a população é, na medida do possível, evitar circular, ficar em casa e evitar aglomerações ou, precisando sair, manter distância de pelo menos um metro de outras pessoas, bem como lavar frequentemente as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel.

Quando possível, entre em contato com o serviço para saber se o seu atendimento pode ser resolvido por telefone. Confira como estão funcionando os equipamentos da Saúde e os contatos:

Assistência Farmacêutica no Centro de Especialidades Médicas (Postão)

Avenida Rio Grande do Sul, 710 – Centro – 3834-2327

Atendimento normal, das 8h às 17 horas

Para retirada de medicamentos para idoso, recomenda-se que alguém da família, ou vizinho leve a receita e documento RG e CPF

CAPS-I e CAPS-AD (antigo CREAD)

Rua Sergio Lucindo da Silva, 101, esquina com av. Três Poderes – Estufa II – 3832-7206 ou 3832-5431

Atendimento das 9h às 15 horas somente para retirada de receitas e medicamentos e atendimento telefônico.

Todos os grupos, oficinas e consultas estão cancelados.

Unir

Rua Dr. Esteves da Silva, 447 – Centro – 3832-4111

Todas as consultas foram canceladas. O espaço está sendo utilizado pelo setor de Obstetrícia para o atendimento das gestantes com horário marcado e também para o acompanhamento pediátrico de bebês recém-nascidos.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Avenida Rio Grande do Sul, 710 – Centro – 3834-2320

Todas as consultas provisoriamente suspensas.

Atendimento das 08 às 17 horas, para emergência, mediante avaliação preferencialmente na parte da manhã.

Vigilância em Saúde

Rua Cunhambebe, 521 – Centro

Somente atendimento pelos telefones 3832-6810 ou 3833-4563 ou e-mail spsubatuba@gmail.com, das 9h às 15 horas

Ambulatório de Infectologia

Rua Antonio da Silva Ballio, 44 – Umuarama – 3832-5353

Segue com atendimento das 8h às 17 horas, para consultas já agendadas, dispensa de medicamentos, recebimento de exames, realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, emissão de receitas novas e novas solicitações

É feita uma triagem na entrada e são tomadas todas as precauções para evitar a transmissão da Covid-19, como máscara para pacientes com sintomas respiratórios, local para lavar as mãos e álcool em gel.

NASF-AB

O NASF parou neste momento o trabalho em grupos mas segue em atividade nas unidades de saúde e também no apoio à coordenação nos diferentes departamentos da secretaria de Saúde, como na Vigilância e nas barreiras sanitárias e blitz nas ruas de orientação e conscientização da população.

Setor de Transporte da Saúde

Avenida Rio Grande do Sul, 710 – Centro – 3832-1348

Funciona normalmente realizando o agendamento de transporte de pacientes em tratamento oncológico ou de hemodiálise, entre outras emergências.

Postos de saúde/ UBS / Equipes de Estratégia de Saúde da Família

As consultas eletivas foram desmarcadas e assim que normalizar estarão sendo remarcadas. O atendimento de demanda livre como para pacientes com diabetes descompensadas, pressão alta ou qualquer outra urgência segue no horário normal de cada unidade.

Os postos também estão organizados para fazer a triagem e receber separadamente as pessoas com sintomas de Covid-19.

Atendimento de acamados continua a ser realizado em domicílio.

A vacinação contra a Influenza para idosos está sendo realizada casa a casa. As equipes estão se preparando para atender os demais grupos da vacinação contra influenza do lado de fora das unidades. Confira mais detalhes na página da Prefeitura de Ubatuba.

A lista completa de contatos das unidades de saúde está disponível no final deste texto.

Pronto Atendimentos (PAs)

O PA Ipiranguinha 12 horas, das 7h às 19 horas, está temporariamente funcionando junto à unidade de saúde básica Cícero Gomes na rua Batista de Oliveira, 199, Centro – Tel. 3836-2652. As senhas de atendimento são emitidas até as 18h30.

Já o PA da Maranduba funciona 24 horas, na rua do Engenho, s/n – Tel. 3849-5440

Santa Casa

Rua Conceição, 135 – Centro – Tel. 3834-3230

O atendimento continua 24 horas, mas a orientação é buscar o hospital somente em casos de urgência e emergência (acidentes, suspeita de acidentes vasculares, doenças cardíacas e sintomas do Covid-19, como febre alta e tosse seca), já que as instalações hospitalares são consideradas áreas de risco de transmissão de muitos vírus.

Laboratórios de exames

Seguem funcionando e atendendo a demanda de realização de exames a partir de encaminhamento médico.