Prefeitura de São Sebastião lança o “botão do pânico,” que auxilia mulheres vítimas de violência

De forma segura, silenciosa e rápida, as sebastianenses possuem mais uma ferramenta de auxílio no combate a violência contra a mulher. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Fundo Social, Casa PodeRosa, Coordenadoria da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) lançou ontem, quarta-feira (28), um mecanismo de acionamento para o botão do pânico no aplicativo (App) “Social São Sebastião”.

O instrumento integra a rede de proteção de políticas públicas voltadas às mulheres vítimas de violência, que engloba atendimentos e ações de saúde, cidadania, assistência social, cursos profissionalizantes, entre outros.

Para acionar o botão do pânico, basta baixar o App “Social São Sebastião”, disponível no Apple Store (aparelhos de celular iPhone) e Google Play (aparelhos de celular Android). No aplicativo está o ícone do botão do pânico, em que a vítima aciona o pedido de socorro e o sinal é transmitido ao Centro de Operações Integradas (COI). Imediatamente uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) fará o atendimento da ocorrência.

Ainda há a opção de sobreaviso, num pré-cadastro, com a caracterização do fato em grau leve, médio ou alto. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o índice de feminicídio cresceu 22,2%, durante a quarentena, determinada em todo o mundo, como forma de evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

Mais informações pelo número (12) 3893-1866 e denúncias pelo 153.

Passo a passo para baixar o aplicativo ‘Social São Sebastião’ gratuitamente:

PlayStore: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.social.iibrasil&hl=pt

Apple Store: https://apps.apple.com/br/app/ass-social-s%C3%A3o-sebasti%C3%A3o-sp/id1511299832

Módulo Web: https://social.iibr.com.br/saosebastiao