Prefeitura de Caraguatatuba realiza ação concentrada de abordagem social com população em situação de rua

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou na quinta-feira (07), mais uma ação concentrada de abordagem social com a população adulta em situação de rua.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e contou com a participação de representantes da Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e equipe da Atividade Delegada.
O grupo se reuniu no Batalhão da Polícia Militar de onde saíram para pontos considerados críticos, onde há aglomeração de andarilhos aliado ao consumo de entorpecentes.
Os locais visitados nesta quinta-feira são os considerados mais graves. O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que além de realizar a abordagem social dessas pessoas, verificando seu estado de saúde, o motivo de estarem ali e encaminhá-las para uma tentativa de reinserção social, a ação também é preventiva. “Buscamos evitar que aqueles locais venham se tornar um ponto cativo de concentração de moradores de rua”, disse.

A força-tarefa encaminhou cinco moradores para a Casa Transitória Luz do Caminho onde foram recebidos por uma equipe especializada, que tem a missão de acolhê-los, realizar um diagnóstico de sua situação social. Além desses, outros oito moradores aceitaram ajuda com transporte para retornarem às suas cidades de origem.
Caraguatatuba realiza desde 2017 a campanha permanente “Não dê esmola, dê futuro”. A campanha faz parte da política pública de Proteção Social Especial do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que visa a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
O objetivo da campanha é orientar a população local, temporária (turistas) e as instituições sociais que desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, para que não deem dinheiro ou comida, mas acionem as equipes de abordagem que tomarão providências adequadas.

Serviço:
• Casa Transitória Casa do Caminho
Rua: Banco Itaú, 201 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287
• CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236

Com informações da Prefeitura de Caraguatatuba