Prefeito de Caraguatatuba anuncia reabertura total dos leitos da UPA Central e pede apoio da população

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na noite de quarta-feira (5), a reabertura total dos leitos de enfermaria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central para atender a população, se houver necessidade de internação.

No ano passado, os mesmo leitos foram utilizados para suprir a necessidade causa pelos picos da pandemia da Covid-19.

O fluxo da unidade Central foi alterado. Devido ao aumento da procura por atendimentos de pessoas com sintomas gripais, houve alterações nos setores de atendimento. O balcão para outras patologias foi transferido para o local próximo à rampa de acesso ao setor de pediatria.

Aguilar Junior também informou que a maioria dos 30 leitos do Hospital Regional   do Litoral Norte (HRLN) está ocupada. Esses leitos estão atendendo pacientes com Covid-19, influenza e outras patologias. Para cada tipo de situação foram destinados 10 leitos.

Todas as UPAs (Sul, Central e Norte) receberam reforços para atender a alta demanda dos últimos dias. Ambas foram beneficiadas com tendas para dar mais conforto e qualidade na hora do atendimento e com o aumento do efetivo.

Neste momento, o que vale é a empatia. Os mais de 30 médicos das UPAs têm atendido diariamente cerca de 80 pessoas cada um. Há demora tanto na triagem quanto para o atendimento. Por isso, o prefeito pediu a ajuda e a compreensão por parte da população. “É um momento muito delicado e a pandemia não acabou, por isso, é importante continuar com os protocolos sanitários”.