Praias fechadas em Ubatuba durante 14 dias

Ubatuba, sábado, 06, 07h31, estamos nas primeiras 7 horas e meia da pior fase vermelha, imaginando quantas vezes maldizemos um feriado mal explicado pelo prejuízo causado pela paralização das atividades comerciais, mas agora nos deparamos com duas semanas de férias forçadas! Dá para quantificar o tamanho do prejuízo para o Brasil? Se individualmente lamentamos os dias parados, dá para pensar em um gigante do tamanho do nosso país, com esse lockdown maluco? Mas, dura lex sed lex, como diz o provérbio em latim. Dura é a lei, mas é a lei. Após este breve comentário, convidamos você a ler esta nota da prefeitura de Ubatuba, que fala do fechamento das praias, para muita gente, o único ganha pão.

 

A Prefeitura de Ubatuba informa que, a partir do sábado 6 de março até 19 de março, as praias do município estarão com acesso restrito devido à fase vermelha e à necessidade de conter a transmissão do coronavírus em suas diversas variantes.

Conforme o decreto municipal número 7579/2021, a instalação de cadeiras, guarda-sóis, tendas e similares na faixa de areia e calçadão está proibida. O acesso só é permitido para as práticas esportivas individuais.

Em “live” realizada na manhã desta sexta-feira, 5, a prefeita de Ubatuba, Flavia Pascoal (PL), destacou a importância de que veranistas e turistas permaneçam em suas cidades de residência. “Por ser a cidade mais linda que temos no estado, Ubatuba acaba atraindo as pessoas quando as demais cidades fecham. Estamos pedindo aos turistas que não venham a Ubatuba nesses 15 dias, pois estamos enfrentando um período difícil e sério da mutação do vírus. Essa nova variante tem trazido muita preocupação para o estado como um todo e nós temos a obrigação de aderir à fase vermelha diante da determinação do Estado de São Paulo”, destacou a prefeita.

Fiscais da Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba (Comtur) e da Prefeitura de Ubatuba, com apoio da Guarda Civil Municipal de Ubatuba e da Polícia Militar, orientarão turistas e veranistas que eventualmente estiverem na praia a retornar a suas casas.

A Prefeitura de Ubatuba lembra que quiosques, bares, adegas, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais não classificados como essenciais estarão fechados nesse período da fase vermelha, assim como estabelecimentos comerciais de atração turística (museus, aquário, cinemas, shopping center). O comércio ambulante também estará suspenso.

Outras ações para conter a vinda de turistas e veranistas incluem a suspensão de emissão de senhas de acesso de vans e ônibus de turismo e das senhas já emitidas (que poderão ser remarcadas para outra data) e a montagem de barreiras sanitárias orientativas no acesso à cidade.