Praça de Eventos sendo preparada para a Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba

Foto: barracas em construção na Praça de Eventos/Ubatuba Acontece.

 

A Praça de Eventos na Avenida Iperoig em Ubatuba, está em francos preparativos, para receber o grande público que prestigia as festividades de São Pedro Pescador, que tem uma larga tradição e um conteúdo riquíssimo religioso e cultural.

Nesses dias que antecedem a grande festa do padroeiro dos pescadores, uma equipe da Fundart trabalha intensamente para deixar tudo pronto para a programação que se inicia no dia 27 de junho.

As barracas estão sendo erguidas utilizando material rústico, com a cobertura de sapé e as colunas de sustentação feitas de madeira provenientes de árvores, produzindo um efeito peculiar das festividades juninas.

E a festa vai começar….

O maior evento junino da região está chegando! O que começou em 1923 com uma missa em balsa improvisada sobre duas canoas, hoje, atrai turistas e moradores que encontram na festa de São Pedro um local de cultura e lazer.

Abrindo as festividades, o palco do São Pedro recebe o tradicional concurso rainha dos pescadores, atração que reúne muitos expectadores na torcida pela sua candidata favorita. Nesse mesmo espaço, durante todos os dias do evento, o público irá conferir também diversos shows musicais.

A culinária está representada por uma dezena de barracas que servirão diferentes opções de comidas e bebidas. Quem quiser apreciar algo tradicional poderá se deliciar na barraca da tainha, coordenada pela Colônia de Pescadores Z10.  Desde 1977 o prato caiçara tem agradado o paladar dos visitantes tornando-se a marca registrada do evento.

Os grupos tradicionais e de cultura popular também marcam presença na festa contando um pouco da nossa tão rica cultura brasileira, caiçara. Este ano a Fundação destaca a participação dos grupos na programação do evento ampliando sua atuação a fim de contribuir com manutenção da cultura identitária local.

Ainda falando em tradição, na sexta feira (29), dia de São Pedro Pescador, acontece a procissão marítima, que ocorre desde 1954, e é famosa por suas embarcações decoradas e a “benção dos anzóis” – que protege e abençoa a pesca anual com fartura. Após a procissão marítima os fiéis acompanham a imagem de São Pedro até a Praça de Eventos, local que recebe a missa campal.

A festividade é organizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da FundArt em parceria com a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, Colônia Pescadores Z10, AARCCA e a Comtur. Patrocínio Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Incorporadora Saint Martin. Prestigie a 95ª Festa de São Pedro Pescador! Em breve a programação completa!