Palestras na OAB Ubatuba ressaltam direitos da pessoa com deficiência

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou na manhã de sexta-feira, 3, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, palestras em comemoração ao “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”. O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Estufa II, em Ubatuba.  

O encontro abordou o Estatuto da Pessoa com Deficiência e reflexões constitucionais, a aposentadoria de pessoas com deficiência e a Lei Orgânica da Assistência Social para pessoas com deficiência (LOAS). Os palestrantes foram os advogados Jonatas Miguel de Matos, Luciana Spindola Leite, especialista em direito previdenciário, e Lidiane Aparecida de Souza Alves.

“Nossa luta é constante e necessária, a atuação do conselho na sensibilização da sociedade em geral é sobre a defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O nosso plano de trabalho para 2022 tem como meta trabalhar para o bem-estar e apoiar seus familiares para melhorar a qualidade de vida, na saúde, educação, esportes e lazer, assim como no mercado de trabalho”, ressaltou Jonny Barbosa, presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência. 

Ele destacou ainda a importância do Dia da Pessoa com Deficiência. “Essa data tem como objetivo ressaltar a importância de entender e discutir conceitos literais, sugestões e temas relacionados com a vida da pessoa com deficiência. Desejo ainda, os parabéns a todos, pois são guerreiros na luta pelos seus direitos”.  

Participaram também do evento o presidente da OAB, Márcio Cristiano da Silva Souza, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Ribeiro, o Jorginho, os secretários municipais Márcio Cândido (Assistência Social), Soraya Rosário (Arquitetura e Urbanismo), e os secretários adjuntos Anderson Paiva (Comunicação) e Eduardo Silva (Assistência Social). 

Festival paralímpico trabalha inclusão

Neste sábado, 4, a praia do Perequê-Açú, em Ubatuba, sediará mais uma edição do Festival Paralímpico. Cerca de 100 crianças e adolescentes participarão do  evento que será realizado das 8h30 às 12h, na sede da escolinha municipal de surf. 

O principal objetivo do evento, destinado a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, é reunir crianças com ou sem deficiência para trabalhar a inclusão. A programação oferecerá três modalidades por sede, e por Ubatuba ser uma cidade litorânea, as atividades oferecidas serão: surf adaptado, canoas (caiçara e havaiana) e atletismo na praia. O evento comemora também o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.