Operação de forças policiais deflagra grande ofensiva antidrogas em Ubatuba

Uma gigantesca operação policial foi montada para combater o tráfico de entorpecentes em Ubatuba, deflagrando nesta terça-feira, 23, ações que objetivaram dar seguimento a um trabalho investigatório efetivado pela Polícia Civil, que teve a duração de cerca de seis meses. A operação denominada Drive Thru ocorreu englobando os bairros Estufa I e Estufa II, Ipiranguinha e Morro das Moças, locais monitorados pelos  agentes, se confirmando na prática, existência de um grande centro de distribuição de drogas, conforme o apurado no bairro Estufa I.
A ousadia dos traficantes contagiou os usuários que faziam filas para aquisição das substâncias ilegais, situação que foi flagrada pela operação que mobilizou Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Canil do BAEP e Polícia Científica, sob a liderança da Polícia Civil de Ubatuba.
Para se ter uma ideia da mobilização, participaram da operação cerca de 80 policiais, integrantes das forças envolvidas em toda a ação de  cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, com foco na localização de drogas, armas e demais ilícitos utilizados na prática criminosa.
O saldo positivo da operação registra a apreensão de:
2831 pinos com cocaína
908 porções de cocaína
781 porções de crack
Quantidade de maconha em tijolos
Rádios comunicadores
Joias, drone, balança de precisão, telefones celulares, anotações do tráfico, apetrechos para preparo da droga, dinheiro em espécie.
Durante a operação foram presas 9 pessoas acompanhadas até a Delegacia de Polícia para o registro em Boletim de Ocorrência. Todos ficaram presos e colocados à disposição da Justiça.
O termo drivethru não tem, de fato, tradução na língua portuguesa. Trata-se de um conceito importado dos Estados Unidos da América, como importada foi a realidade que ele designa: uma troca comercial que se realiza através da janela do carro do cliente.