Observação de baleias é a nova mania no Litoral Norte

Trinta baleias já foram vistas este ano em São Sebastião, e cada dia aumenta o número de turistas interessados na sua observação

Fonte: Prefeitura de São Sebastião
Começou a época de aparecimento de baleias jubartes no canal do Litoral Norte de São Paulo. Em São Sebastião, é cada vez mais comum avistar esses mamíferos em passeios de barco.
Este ano, as primeiras baleias chegaram no início do mês de junho e cerca de 30 já foram avistadas, o que torna a observação de baleias uma grande e nova atração turística natural na região.
As jubartes habitam todos os oceanos. Elas migram uma vez ao ano. No verão, elas seguem para águas polares para se alimentar; no inverno, se dirigem a águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Elas devem permanecer por aqui até dezembro.
NORMAS PARA OBSERVAÇÃO
Com a chegada das baleias, um grande número de pessoas, sai de barco na tentativa de avistá-las. Para evitar que sejam feridas, existem normas, que são: manter distância adequada (100m); não perseguir e nem bloquear as baleias; ao avistar uma baleia reduzir a velocidade e parar, se necessário, a embarcação, para evitar acidentes e distúrbios; e nunca manter mais de duas embarcações próximas a uma baleia.