500 kg de palmito apreendidos pela PRF na Dutra em veículo de São José dos Campos

No madrugada desta terça-feira (12), por volta das 00h10, a PRF apreendeu 800 pés de palmito juçara, durante fiscalização no km 18 da BR 116, na cidade de Lavrinhas/SP.

Os policiais realizaram a abordagem a um veículo VW/Gol, placas de São José dos Campos-SP, conduzido por um homem de 31 anos, tendo como passageiro um homem de 23 anos.

Durante a fiscalização, os policiais encontraram cerca de 800 pés de palmito juçara dentro do automóvel, pesando aproximadamente 500 kg.

O condutor declarou que pegou a carga de palmito em Campos do Jordão e transportaria para a cidade de Rezende/RJ, onde receberia R$ 2.500,00 pelo transporte.

O condutor já é reincidente no crime previsto no Artigo 46 da Lei dos Crimes Ambientais. Os indivíduos foram encaminhados para delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro/SP, onde o palmito foi apreendido. Os homens foram ouvidos e liberados.

O palmito juçara é extraído da palmeira de mesmo nome. Essa palmeira é de extrema importância para a conservação da Mata Atlântica e sua preservação assegura o seu papel ecológico na preservação da biodiversidade da floresta. A extração ilegal colocou a palmeira juçara na lista de espécies ameaçadas de extinção. Em função disso sua extração é ilegal.