Mais de 170 mil devotos são esperados em Aparecida no Dia da Padroeira

Mais de 170 mil romeiros devem comemorar o Dia da Padroeira (12), no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Para celebrar a Festa de Nossa Senhora Aparecida, uma programação de celebrações e momentos de oração foi preparada para a data.
Ao todo, seis missas serão celebradas ao longo do dia, no Altar Central da Basílica. A primeira delas acontece às 5h, encerrando a Vigília Mariana, que acontece a partir da meia noite. Em seguida, às 7h, tem início a Missa das Crianças. Na celebração, voltada para o público infantil, a Orquestra mirim do PEMSA executa, pela primeira vez, as canções da Missa. Desde o início do mês de setembro, 267 músicos, entre instrumentistas e cantores, ensaiam o repertório três vezes por semana. Até o dia da celebração serão 90 horas de ensaio.
A Missa Solene, considerada a principal do dia, tem início às 9h. A Eucaristia será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e deve ser acompanhada por uma multidão de mais de 40 mil romeiros. Nesta celebração, a imagem da Padroeira vai utilizar um manto especialmente bordado para a data, recordando o manto usado na cerimônia de Coroação há 115 anos, em 1904.
Outras três missas ainda acontecem ao longo do dia, às 13h, 16h e 20h. A última celebração do dia 12 de outubro marca o encerramento das festividades. Durante a cerimônia será depositado no Altar Central um livro contendo o nome de centenas de fiéis que fazem parte da Campanha dos Devotos, auxiliando nas obras de construção e manutenção da Basílica.
Além das celebrações, outras atividades religiosas também estão previstas na programação. No período da tarde, às 15h, a tradicional Consagração será realizada no Altar Central do maior templo dedicado a Virgem Maria no mundo. Já às 18h, na Basílica Velha, acontece a celebração do Angelus, sucedida pela procissão solene, seguindo pelas ruas de Aparecida em direção à Nova Basílica. Colorindo o céu da “Capital da Fé”, um show pirotécnico às 21h30 encerra a Festa da Padroeira de 2019.
Com informações do Santuário de Aparecida