‘Lua de Sangue’: eclipse lunar total poderá ser visto no Brasil neste final de semana

Um eclipse lunar total, conhecido popularmente como “Lua de Sangue”, irá ocorrer na de noite de domingo (15) para segunda-feira (16). O fenômeno acontece duas semanas após um eclipse solar parcial e poderá ser visto em todo o Brasil.

De acordo com Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), um eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra e deixa de receber parte da luz do Sol.

“Atrás da Terra tem um cone de sombra e então, de vez em quando, a Lua cheia passa pela sombra, atravessa esse cone no espaço, e acontece um eclipse lunar”, explica. “Pode ser que, às vezes, o satélite só passe raspando ou parcialmente passe pela sombra da terra, então nós temos um eclipse lunar parcial”.

Assim, para que haja um eclipse lunar total, é necessário que a Lua inteira mergulhe na sombra da Terra.
“Lua de Sangue”
O satélite natural da Terra não ficará totalmente escuro durante o eclipse deste fim de semana. Langhi conta que quando a luz do Sol bate na Terra, a maior parte da luz é bloqueada, por isso que uma sombra atrás do planeta é formada. Porém, a atmosfera, que é uma camada fina de gases na superfície do planeta, permite a passagem de parte da luz.

Fonte: site Portal R7