Itamambuca a praia do surf

Que Ubatuba é um paraíso tudo mundo sabe. Mas, não é todo mundo que sabe que Ubatuba é conhecida mundialmente como a capital do surf do Brasil, por causa de uma de suas mais lindas praias.

Itamambuca é o seu nome, espalhado pelo planeta, por sediar campeonatos internacionais de surf. Localizada a 15 km ao norte do centro da cidade, entre as praias Vermelha do Norte e do Félix, Itamambuca está no meio de uma reserva ecológica, e possui uma extensa área de mata atlântica nativa, o que lhe empresta um valor ambiental maior ainda.

Seu acesso é feito pela rodovia SP-55 (BR 101), no km 36, onde há uma estrada secundária passando por um comdomínio. Já na praia, o visitante se depara com uma grande faixa de areia branca e fofa, vegetação predominante de Jundu por toda orla. Costeiras rochosas de ambos os lados, sendo que no canto direito, vemos a Barra do Rio Itamambuca, e no canto esquerdo uma trilha de alto grau de dificuldade, mais ou menos 40 minutos de caminhada até a Praia Brava de Itamambuca.

Sede de grandes campeonatos de surf, no âmbito nacional e de expressão mundial, tem uma ondulação forte e boas ondas para delírio dos surfistas. Há quiósques com porções, lanches e bebidas.

Diversas opções de hospedagem na praia, pousadas, campings.Tanto na vila quanto no condomínio, existem opções de restaurantes, pizzarias, padarias e supermercado.

Acesso

Acesso na altura do Km35 na rodovia Br-101, na entrada do Recanto de Itamambuca é possível chegar a praia atravessando o rio Itamambuca, existe barqueiros que cobram para fazerem esse trajeto na temporada, já que na maré alta é preciso atravessar o rio a nado. Outra opção é entrar pelo Condomínio Itamambuca e seguir por um dos acessos por aproximadamente 2Km.

Coordenadas:

Latitude -23.4019, Longitude -45.0023