Índices de criminalidade diminuem em Ilhabela no comparativo entre 2018 e 2019

-23% de roubo, -14% furtos de veículos, -17% de estupro

A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Policia Militar, estão em constantes ações para minimizar a criminalidade no município. Tais ações são reforçadas durante a alta temporada, onde a cidade recebe milhares de pessoas. Registrando redução nos índices de criminalidade no município em 2019, em comparação com atividades em 2018.

No comparativo, realizado pela Polícia Militar, 2019 teve a prisão de 92 meliantes, refletindo números expressivos nos índices, com -23% de roubo, -14% furtos de veículos, -17% de estupro e 16 procurados.

A prefeita Gracinha Ferreira ressaltou a importância melhoria da segurança na cidade. “Buscamos trazer um número maior de policiais militares para que turistas e moradores se sintam seguros no arquipélago com a Operação Verão. E essa queda de ocorrências mostra que estamos caminhando na direção certa”.

A queda dos indicadores criminais em 2019 foi devido a vários fatores, que contribuíram de forma conjunta para esta redução. O primeiro fator foi o trabalho conjunto da polícia militar e civil, onde a polícia militar realizou com qualidade e eficiência o policiamento preventivo, evitando que crimes ocorram pela presença dos policiais nos diversos bairros do município. Nas ocorrências, a PM realizava a prisão logo em seguida, e quando isso não ocorria, a polícia civil, através de investigação, chegava ao autor do crime.

“Para auxiliar no melhor atendimento à população a Prefeitura, realizou investimentos para a Polícia Militar, como viaturas, e da Atividade Delegada, responsável pelo aumento do número de policiais militares trabalhando nas ruas do município. Ainda há outro fator, este também de suma importância, o trabalho preventivo comunitário, destacando-se o Programa Vizinhança Solidária, onde a comunidade se uni a polícia militar no combate ao crime, com informações e ações preventivas exercidas pela própria comunidade”, ressaltou o Tenente Diniz (Adriano Alves Diniz, comandante da PM em Ilhabela).

Reforço da segurança durante a temporada de Verão

No início da temporada, foram recebidos 78 policiais militares que reforçarão a segurança de Ilhabela durante a alta estação. Os novos policiais trabalharão na cidade até o dia 4 de fevereiro, quando termina a “Operação Verão”, e participarão das ações integradas estratégicas definidas pela Prefeitura de Ilhabela, por meio do Departamento Especial de Segurança, vinculado ao gabinete da prefeita.

Esse reforço do efetivo, junto com o contingente já existente na cidade, permitirá a realização de ações definidas pelo Departamento Especial de Segurança, o comando da Polícia Militar, o Departamento de Controle do Trânsito e Transporte e a Defesa Civil.

A prefeitura tem oferecido infraestrutura à atuação da PM na cidade. Foram entregues recentemente quatro motos à atividade delegada e em breve serão disponibilizadas à corporação mais quatro Renault Duster e uma picape.