Ilhabela realizará 2ª Festa de Iemanjá na praia do Oscar neste domingo (02)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), irá realizar a 2ª Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, às 22h na Praia do Oscar, Região Sul do arquipélago.

O evento contará com apresentação de maracatu com o grupo Marabantu; homenagens a Iemanjá; grupo Afro Ilu Aye Ilhabela; oferendas e assistência ao público; Canto à Oxalá e Benção à Princesa de Aiocá com o grupo Kalofé.

Segundo a crença, Iemanjá é a padroeira dos pescadores. É ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos. “A Festa de Iemanjá é um evento que alcançou um grande público em sua 1ª edição, e devido a esse sucesso, estamos apoiando novamente esse evento. Assim valorizamos a diversidade cultural e religiosa de nosso município”, declarou a prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

Iemanjá

Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.

Mãe-d’água dos Iorubatanos no Daomé, de orixá fluvial africano passou a marítimo no Norte do Brasil.

No Brasil, a deusa Iemanjá recebe diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, etc.

Confira a programação completa:

17h – Abertura do evento – Apresentação de maracatu com o grupo Marabantu

18h – Início da Cerimônia em homenagem ao Dia de Iemanjá

18h30 – Toque – com o Grupo Afro Ilu Aye Ilhabela

21h – Oferendas e assistência ao público

22h – encerramento da Cerimônia – Canto à Oxala

Show Odoya – Benção à Princesa de Aiocá com o grupo Kalofé

Local: Praia do Oscar – Sul