Hoje é dia do 1º simulado de evacuação de área de risco no Bairro Itatinga em São Sebastião

Foto: reunião preparatória do simulado
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, realizará o 1º Simulado de Evacuação de Área de Risco, neste sábado (09), no bairro Itatinga, a partir das 9h. A ação, que será desenvolvida em conjunto com o Governo do Estado, tem por objetivo preparar a comunidade para ocorrências típicas do período de verão.
De acordo com a Defesa Civil, o treinamento vai simular o deslocamento emergencial de pessoas que moram em áreas consideradas de risco e capacitar os moradores e técnicos para agirem de maneira eficaz em momentos de precisão.
Durante as atividades, as equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU, apresentarão uma situação de soterramento, com o resgate de sete vítimas na Rua Antônio Tenório e na Travessa Francisco Tenório. Ação envolverá também identificação de outros pontos de movimentação de solo por equipes municipais, e acionamento da Defesa Civil para vistoria.
Uma via do bairro será interditada, simulando uma cena de alagamento, e das saídas dos moradores de casa até o deslocamento, com o trajeto realizado por ônibus até o posto de abrigo, na Escola Municipal da Topolândia.
Campanha “Chama Segura”
Dentro das ações do simulado, a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, realizarão a Campanha “Chama Segura”, que tem como objetivo, esclarecer o correto manuseio do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), também conhecido como gás de cozinha.
A ação realizada é uma parceria com a Liquigás Distribuidora S.A. e a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiro (Fundabom).
Trabalho Integrado entre as Secretarias Municipais
O simulado envolverá o trabalho integrado de todas as secretarias municipais em parceria com o governo estadual.
As atividades ocorrerão na Escola Municipal da Topolândia, onde a Secretaria de Saúde estará realizando o serviço de consultas médicas a população. As secretarias de Esporte e Turismo ficarão responsáveis pela área de recreação.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Social vai realizar o cadastro social das vitimas desalojadas, e a Secretaria da Educação, ficará responsável por um almoço aberto ao público.
O Fundo Social de Solidariedade estará presente no Centro Comunitário da Topolândia realizando o serviço de triagem e depósito de donativos para resgate humanitário.
De acordo com a Defesa Civil, o Centro de Controle de Zoonoses também estará presente na ação, realizando o resgate dos animais domésticos. Será montado um gabinete de crise, onde toda a ação de treinamento será acompanhada, e todas as equipes serão avaliadas pela Casa Militar do Governo do Estado.