Festival de Aves tem abertura nesta sexta-feira em Ilhabela. Confira a programação do fim de semana

A fauna do arquipélago do litoral paulista abriga uma rica e farta variedade de pássaros. Não por acaso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo investe na implementação do Birdwatching como nova modalidade para receber visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo. Em outubro, a cidade conhecida como capital da vela, vai se transformar na capital da observação de aves. Entre os dias 11 e 28, o município do Litoral Norte paulista terá intensa programação sobre birdwatching, com mais de 50 atividades, entre palestras, cursos, fam-trips, cinema, oficinas e atividades infantis.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (11)
19h – Cerimônia de Abertura
19h30 – Palestra ‘Observação de Aves na Ilhabela’ (o potencial do turismo e a prática da observação, por Guto Carvalho)
20h – Apresentação ‘A beleza ameaçada’ (O fotógrafo Tony Genérico retrata as inúmeras ameaças que as aves sofrem por meio de uma técnica que une fotografia de aves com splash de tinta capturados em alta velocidade)
20h15 – Apresentação Aves de Alcatrazes, por Kelen Luciana Leite, chefe do ICMBio Alcatrazes
21h – Cine no Píer – Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)
Sábado (12)
7h – Passarinhar nas trilhas de Ilhabela – Parque das Cachoeiras (Passeios abertos de observação de aves)
14h – Atividade infantil ‘Projeto Corujinha Pet’ (Educação e meio ambiente em atividades lúdicas com as crianças em companhia dos artistas Fabíola Campos e Marcílio Mendonça)
14h – Atividade infantil ‘Livros, aves e crianças’ (Autores de literatura infantil apresentam suas obras, que mesclam aves, conservação e observação, por Cristina Rappa/Martha Argel/Patrícia Secco)
16h – Minicurso ‘A economia do birdwatching’ (Em todo o mundo a observação de aves movimenta um enorme volume de recursos. As estratégias para potencializar esse segmento, por Guto Carvalho)
18h – Palestra ‘Aves de Ilhabela’ (A observação de aves em Ilhabela e sua história, as fotos de maior destaque, espécies únicas e sua distribuição pela ilha, por Octávio Campos Salles)
19h – Palestra ‘Papagaios da Mata Atlântica’ (Quais as espécies de psitacídeos ocorrem na Mata Atlântica, quais deles se encontram no litoral de São Paulo e especialmente na Ilhabela, por Patrick Pina)
20h – Cine no Píer – Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

Domingo (13)
7h – Passarinhar nas trilhas de Ilhabela – Fazenda Engenha D’Água (Passeios abertos de observação de aves)
14h – Atividade infantil ‘Meu caderno de campo’ (Processo como iniciar e desenvolver o seu caderno de campo, por Fabíola Campos e Marcílio Mendonça)
14h – Palestra ‘Livros, Aves e Crianças’ (Apresentação e depoimentos dos três autores que estão lançando seus livros: Cristina Rappa, Patrícia Secco e Martha Argel)
15h – Palestra ‘Pequeno guia de aves de Ilhabela’ (Projeto originado em salas de aula pelos alunos E.M. Prof. José Benedito Moraes, por professora Taluana)
16h – Palestra ‘Infraestrutura para birdwatching’ (De comedouros a trilhas, passando por bibliotecas e equipamentos. Qual o caminho e quais são os investimentos para potencializar a observação de aves em seu empreendimento, por Tietta Pivatto)
Com informações da Prefeitura de Ilhabela