Educação de Ubatuba promove Semaninha de Arte Moderna

A Secretaria de Educação (SME) promove, de 4 a 7 de julho, a 1ª Semaninha de Arte Moderna de Ubatuba. A programação acontece no Teatro Municipal de Ubatuba, com a participação dos

alunos dos 5° anos das unidades da rede pública municipal e os professores de Arte e de Horário de Recuperação Paralela (HRP).

Segundo a coordenadora pedagógica de Arte da SME, Rosa Adriana de Oliveira Soares Dias, a proposta da iniciativa é levar às escolas uma programação extensa de comemorações relativas ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, envolvendo todas as linguagens da Arte e Literatura.

“Serão quatro dias de apresentações artísticas e literárias planejadas pelos alunos dos 5°anos da rede e também por profissionais das áreas com objetivo de oferecer uma compreensão básica sobre a importância histórica da Semana de Arte Moderna, criando oportunidade para

Que os alunos possam apreciar espetáculos profissionais e de apresentar suas produções no Teatro Municipal, vivenciando os espaços do palco e bastidores”, explicou Adriana.

Ao longo dos meses de maio e junho, os professores de Arte e de HRP puderam desenvolver os conteúdos pedagógicos referentes à data para que as apresentações sejam feitas no Teatro. Além disso, a programação ainda conta com uma mostra em parceria com o Grupo Setorial de Artes Plásticas e Visuais da Fundação de Arte e Cultura – Fundart, denominada “Diálogos com o Modernismo”, sediada na Sala de Exposições Thomaz Galhardo, na sede da Secretaria de Turismo (Setur).

“A exposição será visitada pelas escolas e vai permitir que os estudantes, além de term contato com obras do movimento modernista, possam conhecer os espaços de Arte e Cultura de Ubatuba”, acrescentou a coordenadora.

Confira ais detalhes da exposição aqui: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/dialogosmodernismo/

Os Núcleos de Inovação Tecnológica da prefeitura em parceria com a Faz Educação também vão participar do evento, viabilizando a apresentação dos trabalhos de Artes Visuais, que serão no formato de videoclipes produzidos nos centros de mídias e apresentados no teatro por meio de um telão.

A programação contará, ainda, com espetáculos profissionais de dança, música e teatro.

Confira a programação:

Segunda-feira – 4 de julho

19h – Abertura do evento para professores e coordenadores

Terça-feira – 5 de julho

9 às 13h – apresentação dos alunos intercalada com apresentações de dança ,teatro de sombras e maculelê

Quarta-feira – 6 de julho

9h às 13h – apresentação dos alunos intercalada com apresentações de dança ,teatro de sombras e maculelê

14h às 17h – Mesa redonda com os professores de Arte sobre o papel das mulheres no período Modernista

Quinta-feira – 7 de julho

9h às 13h – apresentação dos alunos intercalada com apresentações de dança ,teatro de sombras e maculelê

De terça-feira a quinta-feira – 5 a 7 de julho

9h às 13h – Visitação das escolas à Exposição “Diálogos com o Modernismo” na Setur

Ambiente na Praça Exaltação da Santa Cruz com painéis interativos de madeira, obras expostas e arte mambembe com palhaços.

Semana de arte moderna de 1922

Realizada no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna foi um divisor de águas na cultura nacional. o evento que deu visibilidade para uma das escolas literárias mais inovadoras e importantes da história da literatura brasileira – o modernismo.