Dicas para os foliões

Chegou a hora da maior festa popular do país: o Carnaval! Como esse ano acontece na última semana do mês, ainda dá tempo de se preparar para enfrentar a maratona de blocos e desfiles pela cidade. Entre um batuque e outro, é bom relembrar alguns cuidados básicos com a saúde para a brincadeira não sair do ritmo. A Fundação do Câncer selecionou algumas dicas simples para os foliões aproveitarem essa jornada com energia de sobra.

 Alimentação leve

Procure comer, no mínimo, cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes. Troque as frituras por alimentos cozidos ou assados e inclua grãos, cereais integrais, leite e derivados desnatados em suas refeições. Evite alimentos industrializados, carnes processadas, defumadas, curadas e embutidos.

 Tá com sede?

Na correria, a hidratação é outro item bem importante. O corpo humano é formado por quase 70% de água, que facilita a absorção dos alimentos, diminui os riscos de infecções, pois desintoxica o organismo e contribui no fortalecimento das defesas. Invista em água e sucos naturais.

 Mexa-se!

A prática regular de atividades físicas ajuda na manutenção do peso, diminui o risco de desenvolver doenças crônicas e melhora a disposição. Trinta minutos de exercícios diários já são suficientes para obter bons resultados e para aguentar firme e forte os dias de Carnaval! Consulte seu médico antes de iniciar alguma atividade física.

Outra dica importante é alongar o corpo antes da folia. O alongamento evita lesões, melhora a postura e provoca relaxamento.

 Evite bebidas alcoólicas

O consumo de álcool está associado a mais de 200 doenças como as cardiovasculares, mentais e hepáticas. O álcool também aumenta o risco de câncer de boca, esôfago, fígado e mama, principalmente se combinado com o tabagismo.

Por isso, a dica é parar ou, pelo menos, evitar ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas. Afinal, para ser folião não precisa estar com o copo na mão, né?

. Xô, cigarro!