Definida a data de 17 de junho para as comemorações dos 150 anos de nascimento de Gastão Galhardo Madeira, filho de Ubatuba e um dos pioneiros da aviação

O ano de 2019 marca os 150 anos de nascimento de Gastão Galhardo Madeira, advogado e inventor nascido em Ubatuba, em junho de 1869, e um dos pioneiros da aviação no mundo.
Para organizar as comemorações, a Prefeitura de Ubatuba recebeu na quinta-feira, 11, os jornalistas Cristina Madeira, neta de Gastão Madeira, e Celso Teixeira Leite, secretário executivo do Instituto Salerno-Chieus, do Colégio Dominique, sede do Núcleo Infanto-juvenil de Aviação (Ninja). O chefe de gabinete, Eugênio Zwilbelberg, e o presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Pedro Paulo Teixeira, participaram do encontro representando a Prefeitura.
Na reunião, foram discutidas várias ideias de atividades, como a realização de uma exposição sobre os inventos de Gastão Madeira, bem como um ato na Câmara Municipal em homenagem ao ilustre cidadão e um evento com o geógrafo Cesar Rodrigues, autor do livro “Voando além do tempo – O pensar de Gastão Madeira”, publicado pelo Instituto Salerno-Chieus em março de 2019.
Ficou definido que a exposição em celebração aos 150 anos de Gastão Madeira será realizada no dia 17 de junho, no Teatro Municipal. Estão previstas também ações de comunicação como a criação de um selo dos 150 anos, bem como atividades pedagógicas junto à Educação.
Outras reuniões de organização serão realizadas incorporando parceiros como o Voa São Paulo, responsável pelo aeroporto de Ubatuba, que leva o nome de Gastão Madeira, além das equipes de Educação.
Em breve, a Prefeitura de Ubatuba e a Fundart divulgarão mais detalhes da programação.
Outras notícias sobre as comemorações podem ser acompanhadas pelo instagram @gastao.madeira.