Confirmada a morte por covid-19 do tripulante de pesqueiro de Itajaí em São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião informa que a embarcação pesqueira Águia Dourada IX, proveniente de Itajaí, da qual fazia parte o tripulante de 47 anos que faleceu devido à Covid-19, já está chegando ao seu local de origem e sendo monitorada pela Marinha do Brasil durante todo o trajeto.

Na noite do dia 19, por volta das 23h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu uma solicitação a pedido da Marinha do Brasil, para a realização de um atendimento a um tripulante da embarcação, que se encontrava a três horas de navegação da costa sebastianense.

Ao chegar para atendimento, os profissionais do SAMU constataram que o tripulante havia ido a óbito e que, dentre as queixas dele, constavam sintomas gripais, o que fez com que se tornasse um caso suspeito de coronavírus.

A equipe de saúde realizou todo o protocolo recomendado pelo Plano Municipal de Contingência para situações relacionadas à Covid-19.

Na embarcação, havia outros 23 tripulantes que, segundo o capitão do barco, encontravam-se todos em boas condições de saúde, sem nenhum quadro de síndrome gripal.

No dia 20, foi realizada uma reunião por videoconferência com a participação das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária de São Sebastião, Marinha do Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do capitão, e ficou definido que retornariam à Itajaí na manhã do dia 21.

Tanto a Secretaria da Saúde quanto a Marinha do Brasil entraram em contato com os órgãos competentes de Itajaí para dar-lhes ciência e requisitar o monitoramento do restante da tripulação.

Esse caso, por ter sido registrado em São Sebastião, é contabilizado como uma morte de Covid-19 do município, elevando o número para três óbitos confirmados.