“Chuva Negra” pode ocorrer no Estado de SP

Fumaça pode aumentar sobre SP

Já temos focos de fogo em diversos pontos do estado de São Paulo e a fumaça produzida por estes focos já estão espalhada pelo estado. Porém, durante a quinta-feira,17 de setembro, a chegada de uma frente fria ao litoral paulista vai mudar o fluxo de ventos no centro-sul do Brasil, direcionando no sentido do Mato Grosso do Sul para São Paulo. Isto vai fazer com que parte da fumaça do Pantanal seja transportada para São Paulo.

Assim, podemos esperar por um aumento da fumaça sobre o estado de São Paulo na quinta e na sexta-feira, 18 de setembro, vinda em parte de Mato Grosso do Sul.

O aumento da cobertura de fumaça vai favorecer a maior interação deste material particulado com a luz do sol aumentando a chance de termos aqueles tons alaranjados, avermelhados, muito bonitos no por do sol no estado de São Paulo.

Risco de chuva negra

Dependendo da quantidade de fumaça que for transportada na quinta ou sexta-feira para o estado de São Paulo, não se poderia descartar a chance de repetição do fenômeno da “chuva negra”, semelhante ao que se viu em algumas cidades do Rio Grande do Sul no fim de semana passado, e também como a cidade de São Paulo registrou no ano passado, no evento do dia 19 de agosto de 2019.

Além do estado de São Paulo, é possível que ocorra um aumento da camada de fumaça até a próxima sexta-feira sobre o áreas do estado do Rio de Janeiro, especialmente no centro-sul do estado, incluindo a cidade do Rio de Janeiro, sobre a região do centro-sul de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro.