Ceramistas de Caraguatatuba mostram sua arte na Exposição A Grande Maloca no Teatro Municipal de Ubatuba

Até junho, estará aberta a Exposição A Grande Maloca, desenvolvida pelo Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, no Teatro Municipal de Ubatuba, diariamente, das 09h às 12h e das 14h às 18h
Um conjunto de 32 máscaras e 9 objetos.
Trata-se de uma faceta do projeto homônimo, que inclui a produção de máscaras das 252 etnias brasileiras, além de peças em cerâmica.
A pergunta básica que motiva o grupo é: Quais são as nossas origens? Num país colonizado como o Brasil, muitas vezes são negligenciados os povos autóctones. Os indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses são fundamentais sob diversos aspectos, como a criação de objetos utilitários e obras de arte.

O objetivo da exposição é o resgate de saberes e a apresentação ao público de elementos ora em extinção, ora em ressignificação. A modelagem cuidadosa e a coloração com o uso do engobe, um tipo de óxido, são alguns dos recursos utilizados para gerar no público a percepção de estar em contato direto com as diversas culturas de um Brasil.

Os trabalhos apresentados, nesta jornada pelo universo dos índios brasileiros, permitem que a cultura nacional mantenha a sua riqueza e a difunda das mais variadas maneiras, pois somente no respeito e na divulgação da diversidade é que será construída a educação ampla e inclusiva, tão propalada e nem sempre praticada.