Cardápio especial é servido nas Escolas Municipais de Ilhabela em comemoração ao aniversário da cidade

Azul Marinho, frango “bento do padre”, moqueca de peixe e carne caiçara compõem o menu

 

“Ai, ai, ai, tem cheirinho de comida caiçara no ar!”. Muito boa, nutritiva e preparada com carinho para todos os alunos da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, criou há cerca de sete anos, o “Cardápio Caiçara”, um almoço especial em comemoração ao aniversário da cidade, servido para os alunos em todas as sextas-feiras do mês de setembro.

O primeiro almoço foi realizado na quinta-feira (6), devido ao feriado de 7 de setembro (sexta-feira), onde foi servido o mais típico e popular, o “Azul Marinho” (peixe com banana verde), acompanhado de arroz, feijão, farofa de couve e salada. “Os pratos, tipicamente caiçara, valorizam a nossa cultura e são muito nutritivos”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Nesta sexta-feira (14), foi servido o frango “bento do padre”. “Hoje, estamos oferecendo: frango com milho (bento do padre) com arroz, feijão e salada”, disse a secretária da pasta, Yeda Lopes.

O setor de Alimentação Escolar fica encarregado de passar as receitas para todas as unidades, elas são avaliadas pelas nutricionistas da rede, que salientam o beneficio dessas refeições, que contém peixes, e frutos do amar e alimentos típicos da região, são ricos em ômega 3 e sais minerais.

Na próxima sexta-feira (21), será oferecida aos alunos uma deliciosa moqueca de peixe (peixe com mandioca), arroz, pirão e salada. Já no dia 28, a carne caiçara (carne seca com batata doce), estará nas mesas junto com arroz, feijão e salada.