Caraguatatuba recebe 83 novos abrigos de ônibus e mais 39 serão instalados

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com o processo de instalação dos novos abrigos de ônibus em diversos bairros da cidade.  Até o final do ano mais 39 devem levar maior conforto aos usuários do transporte coletivo em todas as regiões da cidade. Equipamentos antigos serão trocados pelos novos. Os abrigos têm de três, seis e nove metros de comprimento.

Desde o início de 2017 já foram instalados e/ou trocados 83 novos pontos de ônibus, sendo os últimos 13 no início deste semestre. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, eles estão em 11 locais, sendo três de nove metros de cumprimento e 2,20 de largura e seis de três metros de cumprimento e 1,20 de largura.

Entre os novos pontos estão os colocados em frente à Casa de Saúde Stella Maris, no Centro, na frente do Cemitério Municipal, no Indaiá; e no Hospital Regional, no Pontal Santamarina, sendo eles com 9 metros para atender um fluxo maior de usuários.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade, entre os bairros que receberão novos abrigos e que passam por processo de implantação (escavação, concretagem e montagem) estão Massaguaçu, Cocanha, Mococa, Tabatinga, Jetuba, Casa Branca, Martim de Sá, Sumaré, Pontal Santamarina, Tinga, Golfinho, Barranco Alto e Porto Novo.

Os novos abrigos serão implantados ao longo da Rodovia Rio-Santos (SP-55) e também dentro dos bairros. Eles são feitos de aço galvanizado a fogo (para que não ocorra oxidação) e vidro temperado transparente (para mais segurança dos usuários).
Também são resistentes para suportar o clima típico da cidade, de  fortes ventos e muita chuva, além de serem anti-vandalismo. Os novos abrigos têm algumas características especiais como aparelho de captação de energia solar, capaz de gerar iluminação do abrigo.
Ainda conforme a Prefeitura, todos os abrigos, mesmo os que estavam sem iluminação, vão receber energia led para levar mais segurança os usuários.