Caraguatatuba inicia na segunda-feira vacinação contra Poliomielite em crianças com até cinco anos de idade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças com menos de cinco anos de idade e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Carteira de Vacinação para menores de 15 anos.
Com a realização destas campanhas, o Brasil reafirma o compromisso internacional assumido de manter o país livre da Poliomielite e de manter a situação vacinal da população alvo em dia. A meta é vacinar 95% do público alvo até o dia 9 de setembro.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não a paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e a população deve estar munida de documento com foto e a Carteira de Vacinação.