“Boletim do Lixo” registra parte de galão boiando na região da Ilha das Couves, em Ubatuba

Mensalmente, o Instituto Argonauta publica em parceria com o Aquário de Ubatuba o Boletim do Lixo, cujo objetivo é o de informar sobre a situação das praias do litoral Norte de São Paulo com relação à presença de lixo. O Boletim do Lixo integra o Projeto Lixo Marinho.
Entre os resíduos que são mais coletados nas praias – aproveitando os esforços de monitoramento da fauna marinha – estão o plástico (70%), vidro (6%), metal (5%), papel/papelão (3%) e outros (16%).
Na publicação de hoje, o resíduo em evidência é parte de um galão, que foi encontrado pela nossa equipe boiando no mar na região da Ilha das Couves, em Ubatuba/SP.
 O termo “lixo no mar” pode ser caracterizado como sendo todo o resíduo sólido de origem antrópica que, independentemente de sua origem, entra no ambiente marinho.
 Segundo estudos recentes, estima-se que 80% do lixo encontrado no mar é de origem terrestre. Uma vez no ambiente marinho, esses resíduos possuem grande capacidade de dispersão, trazendo diversos impactos ambientais, sociais e econômicos.
. Sempre antes de ir as praias, não esqueça de acessar o Boletim do Lixo emitido mensalmente pelo Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba, disponível em: https://institutoargonauta.org/publicacoes/

 O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.
 Seja um Argonauta! – Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.
A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.
Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org