Biblioteca Afonso Schmidt de Caraguatatuba recebe Exposição Tripolar, cerâmica da serra e do mar “totem”

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba
O saguão da Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, localizado na sede da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, recebe neste mês de julho a Exposição Tripolar, Cerâmica da Serra e do Mar ‘Totem’. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e é gratuita.
Exibida pela primeira vez ao público no mês de abril na Casa da Cultura de Paraty (RJ), como parte do XIII Encontro de Ceramistas em Paraty, ‘Do Gesto ao Barro’, a exposição é composta por quatro totens produzidos por artistas plásticos das cidades de Caraguatatuba (SP), Ubatuba (SP), Cunha (SP) e Paraty (RJ).
Por Caraguatatuba participam as ceramistas Lu Chiata, Marcia D’Amico e Vania Takahashi com Maria Aparecida Ivanov, de São Sebastião. Juntas, elas produziram o totem de cerâmica ‘Ambiência Caiçara’, cada uma deixando sua marca, seu estilo.
Segundo as artistas plásticas, “Totem significa marca da família, no caso a família que adora a argila. Os totens são talismãs, objetos de veneração. O culto entre o grupo e as mesmas entidades divinas”.
Nos totens o divino é a argila, que modelada faz reverência aos ancestrais, paisagens, plantas e animais. Os totens unem a terra com a natureza, com a vida, a preservação, os povos originais, com o tempo passado e presente. “Nossos totens unem nossas cidades”, concluíram.
Após o período em Paraty, a exposição foi exibida em Cunha e depois de Caraguatatuba seguirá para Ubatuba.

Exposição Tripolar, Cerâmica da Serra e do Mar ‘Totem’
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro – Caraguatatuba