Atitudes que podem revelar um relacionamento abusivo

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com a Campanha “Agosto Lilás”, pela conscientização do fim da violência contra a mulher. O foco principal é alertar as mulheres sobre pequenos comportamentos na relação que já caracterizam um relacionamento abusivo.
É essencial que as mulheres reconheçam o problema que estão vivendo e percebam que as culpadas não são elas e jamais devem aceitar agressões físicas ou psicológicas.
Se frases como estas soam como cuidado, é melhor redobrar a atenção, pois pode significar sentimento de posse, uma das principais características de relacionamento abusivo. “Este seu vestido é muito curto!”; “Aonde vai maquiada desse jeito?”; “Eu não quero que vá sozinha”; “Pra que trabalhar fora? Você não precisa”; “Deixa eu ver seu celular!”; “Pra que postar essa foto, tá se aparecendo demais”; entre outras.
A coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) em Caraguatatuba, Marcia Denise Gusmão Coelho, explica que muitas mulheres presenciam estas atitudes e pensam que o ciúme do companheiro é normal.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba
Condensado para celular