Cresce o número de denúncias de “privatização” de praias em Ubatuba

 Não há como não repercutir as frequentes denúncias de “privatização” de praias em Ubatuba, em flagrante desrespeito à legislação.
As praias e terrenos de marinha são bens da União ( CF/88 , art. 20 , IV e VI ), que detém competência exclusiva para regulamentar-lhes a aquisição, uso e alienação, entre outros, em consonância com o espírito da Federação.
Capturamos na página RECLAMA AQUI UBATUBA um texto bem construído que foca no tema e exige uma resposta das autoridades competentes. Autor: Steve Duarte, ao qual solicitamos licença para compartilhar em apoio a causa pública.
A privatização de praias em Ubatuba anda a todo vapor!!!
Hoje de manhã durante uma caminhada na região do Saco da Ribeira, identifiquei mais duas praias “privadas”. São elas: 1. Praia da Dionísia, na costeira da Praia da Ribeira e 2. Uma praia extremamente pequena na costeira esquerda também da Ribeira, que nem mesmo possui nome ou consta no mapa, mas nem mesmo ela escapou da “privatização”. No início desse mesmo ano o acesso era livre. Como podemos notar, Flamenguinho não é a única praia supostamente “privada” de Ubatuba.
Pôde-se identificar também o concretamente da costeira da Praia da Ribeira para proibir o acesso à “praia secreta”. Não sabemos se tal obra possui licenciamento ambiental.