29 dias – Série #seuvototempoder destaca adiamento das eleições e dispensa de biometria

Neste sábado (17), a série #seuvototempoder trata da mudança do calendário eleitoral, devido à pandemia de Covid-19. As eleições municipais deste ano seriam realizadas em 4 e 25 de outubro, caso houvesse a necessidade de um segundo turno nas cidades que têm mais de 200 mil eleitores.

No entanto, como medida de prevenção ao novo coronavírus, foi promulgada a Emenda Constitucional 107/2020, que alterou o calendário eleitoral. As eleições passam a ser nos dias 15 e 29 de novembro. Os partidos também foram autorizados a realizar convenções para a escolha de candidatos e formação de coligações pelos meios virtuais, para se evitar aglomerações.

A revisão dos procedimentos eleitorais inclui ainda a dispensa da biometria. Dessa forma, os eleitores poderão votar da forma tradicional, apresentando documento oficial com foto. Dessa forma, os eleitores dos 479 municípios que passaram pelo cadastramento biométrico obrigatório em 2019 e não compareceram também poderão votar. Depois das eleições, o eleitor deve regularizar sua situação. A reabertura do cadastro eleitoral está prevista para o dia 9 de dezembro.

 

Com informações do TRE SP